Como Escolher Um Bom Nicho de Mercado Para Fazer Dropship

Os nichos de mercado onde o Dropshipper profissional pode trabalhar são muitos. No entanto, é comum que iniciantes não saibam ou tem bastante dificuldade em escolher aquela que pode ser a melhor opção.

A difícil escolha do tipo de produto que será vendido, no entanto, não pode ser feita sem que haja uma pesquisa de mercado e um bom planejamento, pois existem muitos concorrentes e competir sem conhecê-los seria basicamente uma perda de tempo. Além disso, não existiria qualquer garantia de sucesso.

Por que muitos não conseguem engajar um bom produto para venda na internet através deste método e qual a melhor maneira para se trabalhar com Dropship?

É melhor focar em um nicho específico ou vender aquilo que é demandado pelo mercado? A verdade é que é necessário analisar este assunto muito mais a fundo e fazer as escolhas dentro das possibilidades do empreendedor.

ANALISE AS POSSIBILIDADES

Um empreendedor que deseja entrar no ramo do Dropship deve entender suas possibilidades, isto é, saber exatamente o quanto ele pode investir no negócio e quais ferramentas ele tem disponíveis para colocar seu negócio em andamento.

Além disso, deve-se entender também o momento em que o mercado se encontra. Não adianta ter todas as possibilidades, se o momento no mercado não ajudar.

O fato é que quanto mais informações o empreendedor tiver sobre o negócio, maior será a chance de ter sucesso e menores riscos irá correr. Por isso, analise suas informações e detalhe-as por escrito em uma planilha, para não tomar atitudes precipitadas.

SEJA RACIONAL E DETALHISTA

Também é importante ser racional e não se deixar levar por promessas emocionais ou visões superficiais. Ou seja, se você identificar um nicho de mercado que pode estar tendo sucesso, não jogue tudo para cima e comece a trabalhar nele. Lembre-se que você está vendo a fase boa do negócio, sem saber o que se passou anteriormente. Pergunte a si mesmo em que momento o mercado se encontra.

Será que este nicho já está saturado? Quem serão meus concorrentes? Qual será minha margem de lucro? O meu investimento disponível é compatível ao mercado, de uma maneira que poderei estar competitivo? Não tome decisões baseadas no que seus olhos estão vendo, pois elas podem pregar boas peças.

Esta é uma situação que é muito comum iniciantes passarem. Eles encontram uma loja de um determinado nicho e ao ver o sucesso, já querem copiar aquele modelo de negócio. É quando se dão conta de que as coisas não funcionam bem assim e que é necessário muito trabalho para chegar onde a loja chegou.

FAÇA PESQUISAS E TESTES

O trabalho do dropshipper profissional não se limita a somente vender um produto e esperar o dinheiro na conta. O empreendedor deve ter uma visão 360º. Isto é, saber tudo o que se passa dentro e fora de seu negócio. Para anunciar um produto que venda, é importante pesquisar sobre o produto, obviamente, e fazer muitos testes. Ninguém irá lhe fornecer uma informação concreta sobre qual produto vender e ninguém lhe dará certeza se ele vai lhe dar algum lucro.

Se alguém soubesse dessa informação e estivesse disposto a compartilha-la conosco, estaríamos todos ricos, não é mesmo? O empreendedor preguiçoso geralmente quer este tipo de informação. Lamento (empreendedor preguiçoso), mas continuar com esse pensamento só vai atrasar o seu sucesso, ou melhor, adiantará o seu fracasso.

COMO ESCOLHER O NICHO DE MERCADO

A escolha do nicho de mercado está diretamente relacionada com aquilo que você quer para si mesmo ou para seu negócio. Isso mesmo, você não deve ouvir absolutamente ninguém de fora que venha com alguma ideia diferente, a não ser que você esteja ouvindo alguém que tenha muito conhecimento e te diga exatamente o que fazer, como um consultor especializado, por exemplo.

Para escolher o seu nicho, é importante que você tenha indicativos. Mas o que são indicativos? São informações que irão ajudar o empreendedor a tomar decisões baseadas em fatos analisados de forma qualitativa ou quantitativa.

O que isso quer dizer? Você pode tomar suas decisões baseadas na quantidade de vendas que seus concorrentes estão tendo, ou baseadas na lucratividade do produto, ou na análise de viabilidade de mercado, ou na visão de um especialista, ou nos riscos calculados, ou na margem de prejuízo (Ex: Aquele nicho que me der a menor margem de prejuízo será a que eu vou trabalhar).

Enfim, você deverá colocar por escrito todas essas informações e tomar suas decisões com clareza, de forma a não deixar passar nenhuma informação que possa prejudicar o seu negócio. Que tal começar a analisar agora qual o melhor nicho para você trabalhar? Lembre-se que é necessário ação para que os resultados apareçam. Faça a análise, mas não demore para colocar em prática, pois ela será o seu maior aprendizado.

E você, como escolheu o seu nicho de mercado? Compartilhe conosco nos comentários!

Até o próximo artigo, pessoal! icon biggrin Como Escolher o Nicho de Mercado Para o Dropship